Para muitas pessoas o objetivo principal do intercâmbio é a melhora do idioma. Porém é preciso estar bem ciente que apenas vir morar em Sydney não significa que o inglês vai melhorar. Isso requer bastante esforço, mais do que você imagina.
Principalmente na Austrália, esse desafio pode se tornar um pouco mais árduo. Mas não se preocupe! Não existe intercâmbio sem desafios. E quanto maior o obstáculo a ser superado, melhor é o gosto da vitória.
Sydney é a cidade mais popular e a mais populosa da Austrália. Porém, foi oficialmente declarada uma cidade em 1788. Portanto, é uma cidade de apenas 224 anos. Fato visivelmente nas ruas, principalmente na sua arquitetura moderna com resquícios de construções clássicas e antigas. Diga-se de passagem, uma mistura muito interessante que dá uma charme único a cidade!
Mas o que deixa mais claro nas ruas de Sydney o quanto nova essa cidade é, são as pessoas que circulam pelas ruas. Se você imagina que os australianos sãos loiros, altos e de olhos claros, você está certo! São loiros, altos e de olhos olhos claros, como morenos, olhos escuros, olhos puxados, baixos, negros, amarelos e assim vai. Aí voltamos para a fundação da cidade em 1788 e percebemos que Sydney ainda é uma cidade buscando a sua identidade. Na relidade, Sydney já tem a sua identidade e é justamente esse incrível mix de nacionalidades que fazem parte da sua história, sejam essas pessoas originárias da Inglaterra, Nova Zelândia, Ásia, Indía ou das Américas.
Não espere por um padrão de inglês nas ruas de Sydney. Você vai ouvir o inglês-outback, o inglês-asiático, o inglês-neozelandês, o inglês-indiano, brasileiro, irlandês, sul-americano, britânico e etc. Isso é ruim? Depende do ponto de vista. Eu diria que isso é ótimo! Seu ouvido ficará afiadíssimo e a próxima vez que você assistir um filme americano, vai notar que o inglês vai soar como uma música de tão perfeito! Mas tenha um pouco de calma e persistência, seu ouvido não ficará afiado da noite pro dia. E fique tranquilo, pois justamente por existir esse mix tão grande em Sydney que as pessoas são super atenciosas e pacientes para compreender o seu inglês.
Há outro ponto bem importante na hora de melhorar o inglês. Periódicamente pare e faça uma auto análise de você e o que você está fazendo para melhorar o seu inglês. Você está se dedicando as aulas? Você faz sempre as tarefas de casa? Não está faltando aula? Não está se preocupando muito mais em trabalhar do que estudar? Não está convivendo muito com brasileiros?
A convivência com brasileiros é uma paradigma crucial. Amamos uns aos outros ao mesmo tempo que odiamos. Chegar em Sydney e evitar todo e qualquer contato com a brazucada para não ouvir nada de português é uma utopia que poucos conseguem. Sabe porque? A convivência com os brasileiros é muito importante para a sua adaptação. Principalmente no início, chegar e ter alguém que entende você e entende a sua língua é algo que pode fazer toda diferença para que o decorrer do seu intercâmbio seja bem sucedido. Você não deve evitar o contato com brasileiros, mas evite ter um dia inteiro apenas falando o português.
Uma das melhores maneiras de melhorar o seu inglês é entrar em algum meio onde possua um grupo de pessoas que vai falar o inglês. Você toca algum instrumento? Pratica algum esporte? Possui algum outro hobbie? Procure esses grupos para que você tenha um contato maior com outras pessoas. Por exemplo, se você faz natação, procure uma academia e comece a fazer por aqui. Se você toca violão, procure um grupo de pessoas que também toca e marquem um ensaio. Participando de atividades assim você terá um contato muito grande com o pessoal local e poderá praticar bastante o inglês.
E para finalizar, não se apavore caso você não sinta uma melhora no seu inglês, você é que não está reparando. Quando moramos fora sempre queremos nos comparar com o pessoal local, que fala inglês praticamente desde que nasceu. Você precisará de anos para chegar próximo a esse nível. Porém, esse tempo que você esteve por aqui com certeza fez seu inglês melhorar em relação a sua chegada.